Você se auto-sabota?!
- nutriflaviacarrijo
- 8 de abr. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 9 de abr. de 2023
Vamos falar um pouco sobre a mudança física que todo mundo já desejou um dia, mas nem todos conseguiram conquistar! A perda de peso!

Quando alguém pensa: “preciso perder peso, urgente” geralmente esse pensamento não é associado a outros fatores que não seja o próprio peso, sendo comum que o “urgente” seja frisado como “para ontem”, como se fosse algo rápido e simples de se resolver, no entanto, o aumento de peso é um acontecimento silencioso, que acontece aos poucos, e que quando é percebido, assusta! E desperta o sentimento de “urgência”. Porém, a perda de peso, de forma saudável, apesar de ser necessário, é um processo lento! Que envolve muito mais do que apenas sua alimentação!
E o que isso quer dizer?
Quer dizer que, geralmente, algumas pessoas realmente não sabem o que elas precisam mudar para que seu peso mude! Não há a compreensão do que está vinculado a isso! O que se pensa é: “Preciso comer menos!” ou “preciso parar de comer!” ou “preciso urgente de uma dieta!”
Mas não é tão simples assim!
Quando alguém “toma uma decisão” de emagrecer, ou “ser mais saudável” em relação a sua alimentação ou estilo de vida, precisa entender o que realmente significa esse tipo de mudança! Muitas pessoas não têm a consciência do que é essa mudança, ou de como ela deve ser!
O comer consciente é muito mais complicado do que aparenta. Envolve entender aquela famosa frase: “tudo posso, mas nem tudo me convém!” Entender que, na nossa alimentação, deve haver equilíbrio entre saciar o prazer em se alimentar do que gosta e nutrir seu corpo com o que ele precisa! Comer para saciar a fome e não um sentimento!
O que é necessário para que uma boa mudança aconteça? Uma mudança duradoura com bons frutos?

É preciso se conhecer! É preciso saber onde está o ponto em que você se sabota! Isso é o básico para qualquer mudança na vida! Ok! Mas qual a relação disso com a mudança de peso ou de hábitos alimentares?!
Quando alguém diz aquela outra famosa frase: “força, foco e fé!”, essa pessoa, aparentemente, se refere a “força”: para manter-se firme e persistente no objetivo, “foco”: no objetivo para ter o resultado esperado a curto ou a longo prazo, e por fim “fé”: para manter-se forte e focado, pois assim o objetivo almejado será alcançado! Porém, essa “força, foco e fé”, geralmente, se restringem apenas a uma dieta especifica que pode ou não ser associado a um tipo de atividade física!
Mas desde quando isso é ruim?!
Isso é ruim a partir do momento que o indivíduo não se conhece! Falemos então sobre auto-conhecimento! Sobre entender seus próprios sentimentos, saber avaliar suas rotinas, saber de onde vêm seus hábitos, diários e repetitivos, que não mudam! Distinguir se estes hábitos rotineiros dão bons frutos ou não na sua vida!
A partir daí, falemos de auto-sabotagem, quando não se identifica onde é o ponto em que você chega ao seu limite e desiste! Ou melhor, quando não identifica seu próprio limite! Quando uma pessoa se esforça para alcançar um objetivo, mas não percebe que o caminho traçado para chegar nele é mais íngreme do que o esperado! E isso começa a cansar sua persistência, e a “força, foco e fé” se transformam em desmotivação!

Para que haja mudanças em nossos hábitos precisamos saber onde nós nos sabotamos! Pensar em cada compromisso que foi traçado, mas não foi cumprido, saber o motivo e entender se ele realmente foi um motivo importante para que você não cumprisse o que combinou consigo, ou se foi mais uma desculpa resultante em auto-sabotagem! E esse pensar, deve ser sincero, pois é comum do ser humano pensar e pensar e conseguir chegar a vários motivos “plausíveis” para justificar o que não é justificável, e manter a mente “tranqüila” em relação ao fracasso.
Essa análise para o auto-conhecimento deve começar com coisas pequenas e simples, como acordar de manhã e já ter um pensamento bom, ao invés de acordar já maldizendo o que virá! Ou, se comprometer a escovar os dentes após cada refeição! Ou, não chegar atrasado a um encontro, ou ao menos avisar caso aconteça! São acontecimentos do dia-a-dia que já estão tão no automático que suas realizações se tornam banais, porém quando se entende que cada pequeno compromisso te faz mais persistente em ter outros compromissos, a mudança vem!
Se comprometer com você mesmo, organizando a rotina do seu dia e suas prioridades nele, e checar ao final do dia o que você conseguiu fazer, e o que não foi realizado, são atitudes que farão você se conhecer melhor, e assim, identificar quais os pontos em que você se sabota!
Comece devagar, debaixo, com coisas fáceis e simples e vá crescendo e se conhecendo! A mudança vem!
Mas e sobre a perda de peso?! Aquela, de forma saudável e duradoura?!
Ela vai vir, na hora certa da forma certa! Quando você se conhecer e entender o que é necessário para manter o seu foco, sua força e sua fé! Então você vai deixar aquele ciclo do quero, tento, fracasso e desisto, e entrar na estrada do quero, visualizo e alcanço!







Comentários